Conformes à Imagem de Jesus

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.”
Romanos 8:29-34

Deus traçou um plano. Ele não tinha um plano B. Ele sabia que o homem iria cair caso tivesse liberdade. E pasme, Deus quis que o homem fosse livre, mesmo isso significando a corrupção do gênero humano. Contudo, ao saber que o homem correria para o pecado e para a destruição de sua alma, Deus Pai, aquele que determina todas as coisas, já havia decretado na eternidade que Deus Filho, Jesus Cristo, o Rei dos reis, morreria pela humanidade, e não só restauraria essa imagem, mas tornaria em uma imagem incorruptível. Na ressurreição dos mortos, no Dia do Senhor, receberemos um novo corpo que estará liberto tanto da culpa, como da condenação, mas também da presença do pecado. Seremos plenamente livres para glorificar a Deus.

Quando Deus planeja criar o homem desde a eternidade, como Deus Trino e Tri-relacional que é, imagino que o Pai, ao olhar para o Filho, está tão contente com a imagem de seu único filho, que Ele quis ter muitos outros filhos. Homens e mulheres que são imagem e semelhança dele. Mas que pelos méritos de Jesus, que morreu na cruz do calvário, nos predestinou para sermos conformes à imagem do seu filho. E agora, podemos nos tornar filhos de Deus. Aleluia!

Deus nos convida por meio do seu filho a ter essa imagem restaurada, aperfeiçoada, para então, enfim que ela seja plena e perfeita.

No fim, a perfeição dos cristãos acontecerá na glorificação de Jesus Cristo. Afinal “se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados” (Romanos 8.17). Desta forma podemos perceber que a glorificação dos cristãos será juntamente com a glorificação do Senhor Jesus: “Quanto Cristo que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória”. (Colossenses 3.4)

Em Cristo, não apenas voltaremos a ser o que éramos antes de Adão pecar, mas iremos além, como diz Hoekema:

Devemos ver o homem à luz de seu destino final (…) Adão ainda podia perder a impecabilidade e bem aventurança, mas aos santos glorificados isso não poderá mais ocorrer. Adão era “Capaz de não pecar e morrer”(posse non peccare et mori), os santos na glória, porém “não serão capazes de pecar e morrer” (non posse peccare et mori). Esta perfeição, que não se poderá perder, é aquilo para o qual o homem foi destinado e nada menos do que isto.[1]

É possível que o homem, depois da glorificação peque ou morra? Certamente que não, várias passagens da bíblia nos garantem isto (Isaías 25.8; 1 Coríntios 15.42,54; Efésios 5.27; Apocalipse 21.4).

Na eternidade, então teremos a imagem de Cristo, como Ele é, e Cristo sendo imagem de Deus, teremos a imagem de Deus novamente, agora de forma plena, completa e perfeita.

“Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.” 1 Coríntios 15:49

Conforme Calvino:

Pois agora começamos a exibir a imagem de Cristo, e somos transformados nela diária e paulatinamente; porém esta imagem depende da regeneração espiritual. Mas depois seremos restaurados à plenitude, que em nosso corpo, quer em nossa alma, o que agora teve início será levado à completação, e alcançaremos, em realidade, o que agora esperamos[2]

[1] Antony Hoekema, Criados à Imagem de Deus, pág. 108

[2] João Calvino, Comentário de I Coríntios, pág. 488.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: