Lamento e Esperança

Jeremias estava profundamente triste ao escrever o livro de Lamentações. Diante dele estava a ruína de Israel, que havia se afastado de Deus e colhido as consequências de sua desobediência. Jeremias havia exortado aquele povo a se voltar ao Senhor por muitas vezes.

Em Jeremias 25:3 temos:

“Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E começando de madrugada, eu a tenho anunciado a vocês mas vocês não me deram ouvidos.”

Por 23 anos ele exortou aquele povo ao arrependimento, mas agora estavam em ruínas como consequência de seus pecados.

Jeremias, neste momento, em profunda tristeza, diante daquele retrato angustiante, se lembra de quem é o Senhor a quem ele serve. Suas palavras de lamento se transformam em um reconhecimento do grande amor de Deus:

“Mesmo frente a todas as dificuldades e desastres que estão diante de mim, lembro-me daquilo que me traz esperança:
O grande amor de Deus, e o seu favor imerecido para conosco, são a causa de nós não esmorecermos diante das dificuldades, porque a cada novo dia, Deus continua nos amando e tendo misericórdia de nós, seu amor para conosco é infinito.”
(Paráfrase de Lamentações 3:21-23)

Jeremias perseverava em servir ao Senhor e em pregar por 23 anos desde antes do nascer do sol, porque antes, ele sabia que o Senhor perseverava em amá-lo, em ter misericórdia dele, em sustenta-lo. A cada nascer do sol, a graça e misericórdia de Deus eram renovadas em sua vida e então ele podia prosseguir. Seus olhos não estão mais sobre as ruínas, o que gerou seu lamento, agora seus olhos estão na graça e misericórdia de Deus, e suas palavras agora são de esperança.

Hoje, a graça e a misericórdia de Deus também se renovam sobre sua vida. Prossiga para o alvo e que sua esperança esteja em Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: