Integridade

Assim, deixou ele (Potifar) aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência,
e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: “Venha, deite-se comigo!” Mas ele se recusou e lhe disse: “Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” Gênesis 39:6-9

Vivemos dias em nosso país onde integridade é algo em escassez. Não porque não existam, mas porque não há incentivo algum para que haja integridade. Sempre há uma busca pelo “jeitinho brasileiro”. Os personagens brasileiros normalmente são aqueles que querem levar vantagem em tudo, desde Pedro Malasartes, personagem que veio da cultura portuguesa, mas encontrou grande apoio no Brasil, até o Zé Carioca, personagem da Disney que representa o Brasil. Como alguns dizem que a vida imita a arte, não é difícil encontrarmos Pedros Malasartes e Zé Cariocas por aí, querendo levar vantagem e dar o seu jeitinho em tudo. Seja no trânsito, em uma infidelidade conjugal, ou em algum negócio escuso.

Integridade tem a ver com o caráter de uma pessoa e não com sua reputação. Reputação é o que as pessoas pensam de nós, vendo aquilo que mostramos a elas. Caráter é aquilo que realmente somos. Nem sempre essas coisas andam juntas. Em épocas de eleições, políticos contratam empresas de marketing para melhorarem suas imagens, sua reputação. Integridade tem a ver com o que eu faço e não com o que eu falo. Aquilo que eu faço quando ninguém está vendo. Você é íntegro?
Se você tivesse certeza que ninguém nunca descobriria o que você irá fazer durante algumas horas, você faria as mesmas coisas que faz quando outros veem? Se ninguém nunca descobrir um desvio de milhões, e você tiver certeza que sairá impune, você o faria? Se souber que sua esposa ou marido jamais descobrirá uma traição, trairia? Isso revela muito de quem somos.

Integridade é uma palavra também utilizada para quando alguém sofre um acidente porém não sofreu nenhum arranhão. Assim, integridade poderia ser usada como um caráter que não foi danificado, arranhado depois de passar por um impacto. Vivemos em um mundo corrupto e decadente. Há imoralidade por todos os lados. Corrupção na política, mas também nas casas, nos subornos, nos “gatos” de TV, na busca por levar vantagem sem ter que pagar por isso. Vivemos em um mundo danificado, onde o discurso é sempre o politicamente correto, mas a prática é ilícita. Valores que oscilam de acordo com a conveniência, são situacionais. Uma pessoa íntegra não tem valores momentâneos.

Há muito tempo havia um homem íntegro. Seu nome era José. Ele não negociava seus valores. Por causa disso, ele foi vendido como escravo ao Egito pelos seus próprios irmãos. No Egito, por não aceitar deitar-se com a esposa de seu chefe, ele foi caluniado e preso por “tentativa de estupro”. Contudo, mesmo diante dos impactos da vida, ele permaneceu íntegro, intacto. Seus valores não mudaram. Depois de treze anos esse homem tornou-se um dos maiores líderes do Egito e da história. Foi responsável por salvar milhões de pessoas da fome e da miséria. Integridade tem a ver com valores universais. Não há relatividade quanto a isso. Não é algo a ser negociado. O que vale para mim, vale para você e para todos. Como podemos mudar um mundo quebrado? Começando por nós. Não aceitando aquilo que é ilícito, imoral, ilegal. Não nos curvando perante a corrupção e discursos do rouba mas faz. Mesmo sendo perseguidos, permanecendo íntegros, inteiros, intactos.

Acima de tudo, precisamos reconhecer que nós estamos quebrados, e nós precisamos ser consertados por aquele que nunca errou, que foi íntegro do início ao fim, Jesus Cristo. Ele veio para nos consertar e perdoar. Por causa dele podemos ser consertados, e por meio dele, o mundo pode ser consertado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: