Mateus 6.10: Venha o Teu Reino

VENHA O TEU REINO: Mateus 6.10

Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens: nas esmolas, na oração e no jejum.

Começamos pedindo para que o nome de Deus seja santificado entre os homens. Por que os homens não honram o nome do Senhor? Por que o nome do Senhor não é reverenciado?

1) O Reino das Trevas

Por causa do pecado, há um outro reino, que é o reino de Satanás, o reino das trevas.

2Co 4.4: “o deus deste século” que criou um reino do mal, das trevas, que faz oposição a Deus, à sua glória e à sua honra. Satanás tem um reino como usurpador. Nada lhe é dado por merecimento, mas por querer roubar a glória que é de Deus. Ele instaura um reino de trevas, de destruição, seu objetivo é perverter a ordem criada. É desonrar o nome de Deus. É perseguir a descendência da mulher.

Há um reino mau que se inicia na queda de Satanás. E desde o princípio, ele tem procurado arregimentar homens para levantarem-se contra Deus.

Satanás arregimenta um terço dos anjos para segui-lo, e faz que o homem caia em suas artimanhas, tornando-se um escravo do pecado, e debaixo do império das trevas. Satanás cria um sistema mundano, um império maligno, em oposição ao Reino de Deus.

O que Deus faz é, por meio de Cristo, nos libertar do império das trevas e nos transportar para o reino do Filho do seu amor.

2) O Reino de Deus

Desejamos que o nome de Deus seja exaltado entre os homens, e consequentemente que seu reino seja instaurado.

Visões Equivocadas:

-Pouco já e muito ainda não (pessimistas) – perdem de vista o quanto Cristo já conquistou na primeira vinda (pré-milenistas)

-Muito já e pouco ainda não (triunfalistas) – perdem de vista a glória da segunda vinda (pós-milenistas)

A) No AT temos promessas da vinda do reino de Deus, ou reino dos céus.B) A Mensagem de João Batista era: arrependei-vos pois está próximo o Reino dos Céus (Mt 3.2).

C) Quando Jesus começou a pregar, dizia a mesma coisa: Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos Céus (Mt 4.17).

O Reino de Deus significa o Governo de Deus, a lei de Deus instaurada.

He basiléia ton ouranon (O Reino dos Céus)

A palavra “céus”, entretanto, apesar de primariamente qualificar a Deus e descrever a sua grandeza, não a do Reino, deve também ter sido utilizada por nosso Senhor com o intuito de dar cor a este conceito. Se o rei é alguém que concentra toda a glória do céu em si mesmo, como deve ser seu Reino?

Reino tem mais a ver com domínio (governo) do que local.

A chegada do reino (o reino começa, mas já existia) – cronologia

Concreto e invisível – venha o teu reino – com a subida do rei, a igreja anseia sua volta e a plenitude do reino. (Já e ainda não).

Era Presente e Era Porvir são concomitantes com a chegada do Reino (já e ainda não). Duas vindas de Cristo. Jesus já é Rei. Sua vitória já aconteceu.

Expectativa Escatológica do AT – toda a escritura tem uma história que anda para frente comum propósito e um fim. Expectativa do Messias. Profecias messiânicas do AT são cumpridas no NT. Derramamento do Espírito (Joel 2.28). Nova Aliança.

Joel 2.28-3.8 – exegese de Joel – cumprimento em Atos 2 e na segunda vinda.

CARÁTER PRESENTE E FUTURO.

Entender o JÁ e o AINDA NÃO.

Três formas distintas:

  1. O Reino já veio. Veio quando Jesus esteve no mundo. Ele disse: “Se porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós” (Lc 11.20). Jesus diz que o reino já estava presente. Seu poder já demonstrava isso. Jesus Cristo já está reinando poderosamente. O reino de Deus está presente na Igreja, no coração dos crentes.
  2. O Reino está se expandindo. Devemos orar para que Deus alcance o coração de outros homens e mulheres. Quando oramos “venha o teu Reino” pedimos pelo sucesso do Evangelho, em sua amplitude e poder.

Jesus ensina seus discípulos a pedirem que o Reino de Deus se manifeste de maneira crescente até que ele volte.

“Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível,

nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”.

Depois disse aos seus discípulos: “Chegará o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do homem, mas não verão.

Dirão a vocês: ‘Lá está ele! ’ ou ‘Aqui está! ’ Não se apressem em segui-los.

Pois o Filho do homem no seu dia será como o relâmpago cujo brilho vai de uma extremidade à outra do céu.

Mas antes é necessário que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração”.

Lucas 17:20-25

  1. O Reino virá. Uma oração escatológica. Esperamos e apressamos a vinda do Dia de Deus (2Pe 3.12). Isso significa que deveríamos viver na antecipação do dia de que todo pecado, maldade, erro e tudo quanto faz oposição a Deus finalmente será destruído. Devemos sentir no coração anelo pelos dias quando nosso Senhor tiver de retornar ao mundo, quando então todos quantos se opõem a Ele serão lançados no lago de fogo, quando os reinos deste mundo tornar-se-ão o reino de nosso Deus e de Cristo.

É quando oramos o que diz em Apocalipse 22.20: Amém. Vem, Senhor Jesus. Ou 22.17: “O Espírito e a Noiva dizem Vem”.

CMW: 191. O que pedimos na segunda petição?

Na segunda petição, que é: “Venha o teu reino” –

  • reconhecendo que nós e todos os homens estamos, por natureza, sob o domínio do pecado e de Satanás -, pedimos que o domínio do mal seja destruído,
  • o Evangelho seja propagado por todo o mundo,
  • os judeus chamados, e a plenitude dos gentios seja consumada;
  • que a igreja seja provida de todos os oficiais e ordenanças do Evangelho, purificada da corrupção, aprovada e mantida pelo magistrado civil;
  • que as ordenanças de Cristo sejam administradas com pureza, feitas eficazes para a conservação daqueles que estão ainda nos seus pecados, e para a confirmação, conforto e edificação dos que estão já convertidos;
  • que Cristo reine nos nossos corações, aqui, e apresse o tempo da sua segunda vinda e de reinarmos nós com ele para sempre;
  • que lhe apraza exercer o reino de seu poder em todo o mundo, do modo que melhor contribua para estes fins.

Ef 2.2, 3; Sl 68.1; Rm 7.24, 25; Ez 11.19; Sl 119.35; At 21.14; Sl 123.2; Is 38.3; Ef 6.6; Sl 119.4; Rm 12.11; 2Co 1.12; Sl 119.112; Rm 2.7; Sl 103.20-22.

CONCLUSÃO

A transformação que o evangelho traz na cultura, na sociedade, no país. Escócia. Suíça. Alemanha.

Konkombas:

O Pastos Ronaldo Lidório e sua esposa Rossana foram instrumentos de Deus para alcançarem os Konkombas na África. Com a chegada do Evangelho, tudo naquele lugar melhorou.

Os Konkombas formam uma nação tribal que habita o nordeste de Gana, noroeste africano, onde são faladas 8 principais idiomas subdivididos em 23 dialetos. Todas estas etnias são denominadas pelo governo de Gana como “Konkombas” e algumas outras como “Kombas”, sendo porém estes nomes alienígenas às próprias tribos. Desde 1994 estamos envolvidos no propósito de alcançar um ramo da tribo Konkomba, que se entitulam Bimonkpelns (ou “homens que vivem”), na região de Koni ao nordeste de Gana. Juntamente com minha esposa Rossana fomos enviados para esta parte do continente africano pela APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais) da Igreja Presbiteriana do Brasil em parceria com a A Missão de Evangelizacao Mundial – AMEM. Após 16 meses entre eles e com apenas 12 convertidos, o Senhor moveu a Sua mão e hoje presenciamos um verdadeiro derramar do Espírito em uma crescente Igreja onde mais de 3.500 crentes pagam a cada dia um alto preço para seguir a Jesus. São homens, mulheres e crianças comprometidos com o Senhorio de Cristo. O rápido crescimento da Igreja Konkomba na região de Koni está impactando a cultura, acuando os feiticeiros, transformando a sociedade tribal nos moldes do evangelho e enviando evangelistas nativos para novas áreas.

PROJETO DE TRADUÇÃO DO NOVO TESTAMENTO LIMONKPELN (Antes ágrafos, agora há educação).

SAÚDE: Mais de 400 pessoas são atendidas a cada mês e têm condições de também tratar picadas de cobra, tifóide, cegueira do rio e muitas outras enfermidades.

EDUCAÇÃO: Contam com três professores treinados na própria tribo e mais de 220 crianças divididas em 6 classes do curso primário.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: