1Samuel 3: Buscando a Deus

(Como ser luz em um mundo em trevas) – Samuel – Buscando por Deus 

Um homem desempregado se candidata para o cargo de “office boy” de uma grande empresa. O gerente de RH ao entrevistá-lo, pede um teste: limpar o chão. Ao final disse: “você está contratado, me dê o seu endereço de e-mail e eu lhe enviarei o aplicativo para preenchimento e avisarei quando você vai começar”. O homem respondeu: “Eu não tenho um computador, nem um e-mail”.

Lamento muito, disse o gerente de RH, se você não tem um e-mail, significa que você não existe. Já que não existe, não pode ter o trabalho. O homem saiu sem esperança. Ele não sabia o que fazer, com apenas 10 dólares no bolso.

Ele então decidiu ir ao supermercado e comprar uma caixa de tomate de dez quilos. Ele então vendeu os tomates de porta em porta. Em menos de duas horas, tinha conseguido duplicar seu capital. Ele repetiu a operação três vezes, e voltou para casa com 60 dólares. O homem percebeu que ele podia sobreviver dessa maneira, e começou a ir todos os dias cedo e voltar tarde. Assim, o dinheiro duplica ou triplica a cada dia. Pouco tempo depois, ele comprou um carro, em seguida, um caminhão, e então ele teve a sua própria frota de veículos de entrega.

Cinco anos depois, o homem já é um dos maiores distribuidores de alimentos dos E.U.A. Nessa época ele começou a planejar o futuro de sua família, e decidiu fazer um seguro de vida.

Chamou um corretor de seguros, e escolheu um plano de proteção. Quando a conversa acabava, o corretor lhe pede o e-mail. O homem respondeu: “Eu não tenho um e-mail”. O corretor disse curiosamente: “você não tem um e-mail, e ainda assim conseguiu construir um império. Você imagina o que poderia ter sido se você tivesse um e-mail?”

O homem pensou um pouco e respondeu: office-boy!

UM NINGUÉM QUE TORNOU-SE GRANDE. 

Esse texto fala de alguém que passou por isso. Ele era um ninguém que tornou-se grande. 

Quando olhamos para o livro de 1Samuel vemos pessoas que não eram ninguém sendo escolhidas por Deus. E pessoas que tinham status, nome, poder sendo rejeitadas por Deus. 

Em 1Samuel há um grande foco dos personagens na aparência. Aparência de Saul. Aparência de Golias. Queriam ver um rei. Samuel é iludido pela aparência dos irmãos de Davi. 

Contudo, o livro nos mostra que Deus não vê como o homem vê, pois o homem vê o exterior, Deus vê o coração (1Sm 16.7). Dessa maneira, o livro começa com Ana,  uma ninguém. Elcana, era um homem importante, tem uma linhagem. Penina, uma mulher que deu filhos a seu marido. Porém, o centro da história está em Ana. Deus é especialista em usar pessoas que não são ninguém. Assim, Deus usou Ana como luz em meio à escuridão. 

E em 1Samuel 3, Samuel é apenas um menino, e há o sacerdote Eli, o homem mais importante de Israel, e seus filhos, que já eram sacerdotes também. Um grande contraste entre um menino e sacerdotes. 

1) COMO SOU VISTO

O texto começa dizendo que as visões não tinham cessado mas era muito raras, não eram frequentes. 

O problema não era que Deus não estava falando, o problema era que sua voz não estava sendo ouvida. Havia resistência a ele. Era difícil para ouvir a Deus porque havia um muro de aço nos ouvidos do povo. O que havia de errado? Jz 21.25: naqueles dias não havia rei em Israel, e cada um fazia o que queria. 

Contraste: 

A) COMO AGIR QUANDO NÃO SOU VISTO (PORÉM ESTOU PERANTE A FACE DE DEUS)

1Sm 2.12-17: os filhos de Eli não se importavamcom o SENHOR e desprezavama oferta do SENHOR. 

Filhos de Eli: não conheciam (yadah) o SENHOR. Desprezavam/menosprezavam (naatz) a oferta do SENHOR.  

  • Quando eu não levo a sério as coisas de Deus. Não havia temor em seus corações pois achavam que estavam lidando com homens, quando na verdade estavam diante do SENHOR. Eles não o conheciam, mas Deus conhecia seus caminhos. Deus os via. 
  • Eles retinham as ofertas para si. Eles desprezavam os mandamentos do Senhor. 
  • Eles estavam diante da face do Senhor, sem saber, e o desprezavam. 

1Sm 2.18-21: Samuel ministrava perante o SENHOR sendo ainda menino e crescia diantedo SENHOR. 

Samuel: ministrava perante (misharet et pene YHWH) o SENHOR/

Servia perante a face/presença do SENHOR. Samuel estava perante a face do Senhor, sem saber, e o servia. 

Ilustração: 

O jovem estava no time mas não se preocupava em jogar. Ele gostava do ambiente mas não se esforçava em nada. 

Certo dia, recebeu um telegrama: – seu pai morreu. O treinador lhe deu o resto da semana de folga. Na sexta-feira ele retornou e pediu ao treinador para jogar. O treinador recusou: – é decisão do campeonato e devem jogar os melhores. No meio do segundo tempo, seu time estava perdendo e ele já estava pensando no seu pedido de demissão. E novamente o jovem pede para jogar. O treinador então o coloca em campo. Não pode piorar mesmo. E então ele joga como nunca. Corria, driblava e atacava como um leão. Eles conseguem empatar o jogo, e por fim virar o jogo no fim. Ele é ovacionado pela torcida. Então o treinador se dirigiu àquele jogador: nunca vi algo assim. O que aconteceu? 

– Treinador, o senhor sabe que meu pai faleceu semana passada. Bem, meu pai era cego. Hoje foi a primeira vez que ele me viu jogar. 

Talvez hoje seja o primeiro dia que você perceba que o Pai Celeste está observando você. 

B) COMO SOU VISTO POR DEUS E PELOS HOMENS 

1Sm 2.25: os filhos de Eli não ouvirama voz do seu pai, porque o SENHOR os queria matar. 

Filhos de Eli: não deram ouvidos. Esses líderes da nação eram maus. Abusavam do sistema de sacrifícios e cometiam imoralidade sexual (1Sm 2.22). Eles ignoravam a repreensão. Eles eram insubmissos. 

1Sm 3.13: Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele não os repreendeu. 

Não buscavam a Deus, não se importavam com Deus e portanto não ouviam a Deus. 

1Sm 2.26: Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favordo SENHOR e dos homens. 

Ele ainda era um menino. Um moço. E estava crescendo em tamanho (gadol) e também em bondade (tov). Ele não apenas estava crescendo em aparência, mas espiritualmente. Seu crescimento era visível e invisível. Era visto pelos homens e por Deus. 

Não somos chamados a viver de aparência, mas a ter um relacionamento com Deus. Samuel era bondoso. Ele andava na lei do Senhor, e por isso o Senhor se revelou a ele. Ele refletia o caráter de Deus. Sendo um ninguém, Deus começa a fazer que ele cresça.

Se não buscamos a Deus, não ouviremos a Deus. Mesmo que Deus esteja disponível para ser conhecido, não o conheceremos se não o buscarmos.  

Por isso a palavra do Senhor era rara naqueles dias. 

DOIS CAMINHOS: 

  • Deus puniu severamente os filhos de Eli 
  • Deus se revela a Samuel 

Em qual caminho estamos? 

2) UMA VIDA DE BUSCA A DEUS 

1Sm 3.2-3: Eli está no seu quarto no lugar em que costumava ficar. Samuel está no templo, onde a arca está, local em que costumava ficar. Eli está no seu lugar, Samuel está no lugar de Deus. Esta é primeira vez que a palavra arca ocorre em 1Samuel. Samuel dormia próximo de Deus. Ele buscava a Deus. 

Eli não pode ver. Seus olhos estão obscurecidos. Samuel está em um lugar onde a lâmpada de Deus não havia se apagado. As coisas estavam escuras para Eli e para o povo, ninguém podia ver, ninguém buscava a Deus. Mas em 1Sm 3.2, temos um menino que busca a Deus. 

A localização de Samuel nos mostra que Deus está trabalhando com uma fagulha de esperança. Apesar de todo o povo não o buscar, um menino, criado por uma mãe que ora, agora está buscando a face de Deus. A fé de Eli e a fé de Samuel se cruzam. Uma está se extinguindo, e a outra está crescendo. 

Por que Samuel se tornou uma luz em meio a um mundo escuro? 

3) UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA 

Como podemos ser como Samuel? 

1Sm 3.4-5: a primeiras palavras que Samuel diz nas Escrituras são “eis-me aqui!” Estou pronto para o que quiser. Ele não sabia quem o estava chamando, mas estava disponível para o serviço no Templo. Ele acorda de madrugada, sendo chamado, correu até Eli dizendo eis-me aqui. 

Você já foi acordado de madrugada? Iria se levantar e ir correndo ou reclamar com sono? 

Samuel por quatro vezes se levanta e diz eis-me aqui. Ele está aberto, ele está disponível, ele é ensinável. Enquanto todos estão cegos para Deus, Samuel não está. Ele está pronto para ouvir e para obedecer. 

E Deus se revelaria a ele. 

Contraste: 

Vs. 7 – Samuel não conhecia AINDA a palavra do SENHOR. 

1Sm 2.12: os filhos de Eli não conheciam o SENHOR.

Os filhos de Eli se recusavam a ouvir a Deus, eles eram rebeldes. Samuel ainda não sabia como ouvir a Deus, mas ele estava disponível. 

Ilustração: 28/01/1986 – um dos piores desastres espaciais. Uma pequena peça de borracha que não resistia a temperaturas muito baixas. Eles decidiram continuar. Pereceram. 

Há 32 anos, em 28 de janeiro de 1986, aconteceu a tragédia do ônibus espacial “Space Shuttle Challenger”, que explodiu após o lançamento e vitimou os 7 astronautas tripulantes.

Em 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial Challenger explodiu pouco depois do lançamento (73 segundos após), lamentavelmente vitimando os sete astronautas tripulantes. O ônibus espacial desintegrou-se sobre o Oceano Atlântico, ao largo da costa de Cabo Canaveral, na Flórida / EUA.

A NASA divulgou mais tarde que duas juntas “O-rings” de borracha, que foram projetadas para separar as seções de impulso do foguete falharam, devido à temperatura fria na manhã do lançamento.

Quando ignoramos as especificações de Deus e perecemos. E foi isso que aconteceu com os filhos de Eli. 

Samuel, porém, estava procurando por Deus. 

PESSOAS QUE DISSERAM EIS-ME AQUI PARA DEUS. 

Todas as vezes que um homem respondeu a Deus: Eis-me aqui, a história da humanidade foi mudada. 

Abraão responde eis-me aqui para oferecer seu filho. E responde eis-me aqui para ouvir que não precisa sacrificar seu único filho. 

Gn 22.1: Abraão responde a Deus: Eis-me aqui 

Gn 31.11 e 46.2: Jacó responde a Deus: Eis-me aqui. 

Êx 3.4: Moisés responde a Deus: Eis-me aqui. 

1Sm 3.4: Samuel responde Eis-me aqui a Deus. 

Is 6.8: Isaías responde a Deus: Eis-me aqui. 

4) UMA VIDA DE PROCLAMAÇÃO 

Ele queria ver. Ele queria ouvir. Ele buscava por Deus. Então, Deus chama Samuel por quatro vezes. Quando Deus fala, nós ouvimos e respondemos: Senhor, aqui estou. 

1Sm 3.19-21 – quando alguém quer ouvir a Deus, Deus será ouvido. Uma pessoa que estava pronta para ouvir, para ver e para buscar a Deus. Então Deus era encontrado.

Consequência: 

Palavra “Davar” – palavra, coisa, verbo falar. 

Temos davarem todo o capítulo. Até o versículo 17, sempre relacionada a Deus falando ou fazendo. 

PALAVRA DO SENHOR 

3.1 – davar (palavra) do Senhor

3.7 – davar (palavra) do Senhor

3.9 – davar (fala) Senhor

3.10 – davar (fala) Senhor 

3.11 – davar (coisa) que o Senhor fará 

3.12 – davar (falando) Senhor 

3.17 – davar (coisa) que o Senhor falou 

À partir do versículo 18, a davarde Deus torna-se a palavra de Samuel. Deus coloca na boca de Samuel as suas palavras. 

PALAVRA DE SAMUEL 

3.18 – davar (falou) Samuel 

3.19 – davar (palavras) – do Senhor 

3.21 – davar (palavra) do Senhor vinha a Samuel. 

Senhor aqui estou. Quero ouvir a TUA palavra. 

Resultado disso: 

As palavras de Samuel se tornam as palavras do Senhor. Nenhuma delas caiu por terra. Uma pessoa disse: Senhor, eis-me aqui. 

Devemos buscar a Deus por meio de sua palavra, e sua palavra deve se tornar a nossa palavra. 

Comece a ler as Escrituras com essas palavras em seus lábios: Senhor, eis-me aqui. 

SENHOR, EIS-ME AQUI. 

CONCLUSÃO 

O SS Californian foi um navio cargueiro britânico construído pelos estaleiros da Caledon Shipbuilding & Engineering Company em Dundee, Escócia, para a Leyland Line com o objetivo principal de transportar algodão, apesar de possuir algumas cabines de passageiros. Ele foi lançado ao mar em novembro de 1901 e iniciou sua carreira no final de janeiro do ano seguinte, servindo entre Boston e Nova Orleans nos Estados Unidos.

O Californian estava atravessando o Oceano Atlântico na madrugada do dia 15 de abril de 1912, muito próximo da área onde o RMS Titanic havia colidido com um iceberg e estava afundando. Ele estava no meio de um campo de gelo e não foi capaz de captar os pedidos de socorro da outra embarcação porque seu operador de rádio já tinha ido dormir. A tripulação do Titanic afirma ter visto outro navio por perto enquanto a tripulação do Californian disse ter avistado luzes de outra embarcação e o lançamento de fogos de artifício sinalizadores, porém não entenderam seu significado e acabaram não prestando assistência.

A tripulação e seu capitão Stanley Lord foram muito criticados por não terem ido ao socorro do Titanic, com Lord tendo sua carreira e reputação destruída depois do incidente. 

Eles não estavam atentos, eles não entenderam, eles não estavam disponíveis. 

COMO ANDA NOSSA VIDA ESPIRITUAL? ESTAMOS DORMINDO EM MEIO À TREVAS, OU ESTAMOS DISPONÍVEIS PARA RESPONDER EIS-ME AQUI PARA O SENHOR? 

O QUE ESTAMOS BUSCANDO? O NOSSO CONFORTO E PRAZER OU A PRESENÇA DE DEUS? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: