Salmo 14.1, 2, 7a: Corrupção e Salvação

“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. … Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel!” Salmos 14.1,2,7a

Esse salmo de Davi é o único das Escrituras que se repete. Ele é praticamente o mesmo do Salmo 53.1-6. A maior diferença está no nome de Deus que é usado como Elohim no Salmo 53 e como Yahweh no Salmo 14. Davi, nesse salmo, nos fala sobre o ateu prático. Davi não está se referindo a pessoas que negavam intelectualmente a existência de Deus, mas aqueles, que sendo judeus, que diziam crer no Deus de Abraão, mas com suas vidas negavam a existência de Deus. Eram ateus práticos. 

Temos três visões distintas neste salmo: a visão do insensato (ateu prático – vs. 1), a visão de Deus (vs. 2-6) e a visão do salmista (vs. 7).

Primeiramente, o insensato é o ateu prático, aquele que diz crer em Deus, mas vive como se Deus não existisse. Ele vive como se não tivesse de prestar contas a ninguém. Por isso, em seu coração ele nega a Deus e pratica abominações contra Deus. Ele não busca a face de Deus.

Em segundo lugar, temos a visão de Deus. Diferentemente do que pensa o insensato, Deus conhece todas as coisas e vê a maldade do homem. Os olhos do Senhor passam pela terra buscando quem faça o bem. Deus procura verdadeiros adoradores (Jo 4.23,24). E Deus julgará todos os homens. Os ímpios, que são obreiros da iniquidade e devoram o povo de Deus serão julgados e naquele dia “tomar-se-ão de grande pavor” (vs. 5).

Por fim, temos a visão do salmista. Ele clama para que a salvação venha logo. Os homens estão perdidos, mas Deus prometeu um redentor para salvar aqueles que creem. A palavra salvação citada por Davi aqui em hebraico é a palavra yeshuah, que é exatamente o nome de Jesus em hebraico. Davi clama a Deus para que enviasse a salvação com urgência. Aquele que viria para salvar o povo de seus pecados, trazendo redenção àqueles que creem. Por meio de Jesus, a salvação veio, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: