Marcos 4.35-5.40: Jesus Cristo é o Deus Soberano, Criador, Providente e Salvador

Jesus Cristo é o Deus Soberano, Criador, Providente e Salvador. 

Introdução: 

Mar em Fúria 

Outubro de 1991. Acontecia a “tempestade perfeita”, uma combinação de fatores tão rara que acontece apenas uma vez por século. Com ondas do tamanho de prédios de dez andares e ventos a quase 200 km/h, poucas pessoas a viram e sobreviveram para contar história. Até que os tripulantes do Andrea Gail, um barco de pesca comercial, se viu bem no centro deste gigantesco inferno em alto-mar. Eles haviam feito a melhor pesca de suas vidas, e decidem atravessar o mar, mesmo com o navio completamente cheio colocando suas vidas em risco. 

Eles passam por esse grande risco para conseguir o sustento para suas famílias, enfrentam até mesmo a possibilidade de morrer. 

Aqui, temos Jesus Cristo e os discípulos atravessando uma grande tempestade, correndo riscos, porque tinha um propósito: salvar o perdido. 

  1. O DEUS SOBERANO 

Jesus está dormindo. Quando Deus se cala. 

Quando recebemos a notícia de uma enfermidade sem cura. Quando o luto vem. Quando parece que o céu desmorona sobre nós e a terra se abre debaixo dos nossos pés. Perdemos o chão. Quando parece que nossas orações não são ouvidas. 

Nessa semana uma tragédia aconteceu em Brumadinho. A ganância humana tirando vidas. Mas ainda assim, mesmo nesses momentos muitos questionam onde está Deus? 

Quando estamos em meio a problemas e só recebemos o silêncio de Deus somos impulsionados a perguntar por que ele se esconde, por que se mantém calado frente ao sofrimento humano mesmo sendo um Deus de amor.

Nesses momentos somos chamados não a entender, mas a confiar. A mulher enferma, Jairo, os discípulos. 

  • Ele está no meio da tempestade dormindo
  • Ele está em Gadara mas o endemoninhado está terrivelmente oprimido 
  • Ele está no caminho e diz que alguém o tocou 
  • Ele está no caminho e não chegou a tempo de salvar a filha de Jairo  

Assim, através da tempestade, Jesus pode dormir – um contraste drástico com o pânico total dos Doze. A ironia do carpinteiro que está dormindo enquanto os pescadores estão em estado de choque não se perde ao leitor.

Alguém se pergunta como os discípulos poderiam ter tão rapidamente esquecido as ações compassivas e as palavras de Jesus ao longo dos primeiros quatro capítulos do Evangelho de Marcos (1:31, 34, 39, 41, 2, 5, 17, 27, 5, 10). . . A exclamação de Jesus expressa sua frustração: “Vocês ainda não tem fé?” (4:40) Eles haviam esquecido tudo o que tinham visto, tudo o que ouviram e tudo o que haviam aprendido até agora – a deles era uma falta abismal de fé em seu poder. Mesmo depois de ver um incrível milagre da natureza forjado diante de seus olhos quando a tempestade se acalma, eles permanecem “com medo de grande medo” (4:41) no final deste episódio. “Grande” tempestade pode tornar-se “grande” calma, mas todos os discípulos podem produzir um “grande” medo (4:41)! E eles respondem à pergunta de Jesus sobre sua fé com uma questão própria: “Quem é este?” (4:41).

Vocês ainda não tem fé? Essa é a pergunta de Jesus para seus discípulos quando eles não creem quando há silêncio. A fé é exercida nos momentos de silêncio. Hebreus 11 – Noé, Abraão, Moisés, etc. 

ONDE ESTÁ DEUS QUANDO VEM A DOR? 

Ao olhar para as mortes em Brumadinho, para centenas de pessoas que são assassinadas em todos os lugares. A miséria, a fome. Onde está Deus? Por que o silêncio? 

Houve um momento na história que houve completo silêncio no céu. Na morte de Jesus na cruz do Calvário. O Pai se cala. Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 

Ele puniu o filho para que nós pudéssemos ser salvos. 

  • O DEUS CRIADOR E PROVIDENTE 

Ele tem todo poder. Ele é o Deus Todo-Poderoso. 

  • O mar e os ventos lhe obedecem e são feitos em grande bonança 
  • O endemoninhado é liberto, os demônios lhe obedecem 
  • A mulher enferma é curada e salva 
  • A filha de Jairo é ressuscitada 

O momento certo. Quando a graça acontece. Não depende de nós, mas da presença de Jesus. Ele veio para restaurar todas as coisas. Ele é o criador, sustentador e redentor de todas as coisas. 

Em 5 de agosto de 2010, parte da mina de San José, no Chile, desmoronou. A tragédia deixou 33 mineiros presos a quase 700 metros de profundidade, com temperaturas de 40ºC, elevada umidade e quase nada de comida ou água potável. 

As previsões iniciais eram de que não haveria sobreviventes, mas, 17 dias depois do acidente, uma mensagem chegou à superfície: “Estamos bem no refúgio, todos os 33”.  

Um dos mineiros mais velhos, Omar Reygadas, relatou à DW as grandes dificuldades que eles enfrentaram. 

“Fomos encontrados 17 dias depois do acidente. Tínhamos pouquíssima comida e estávamos sobrevivendo com uma colher de chá de atum em conserva cada um, a cada 72 horas. A única água que havia era aquela suja e oleosa que normalmente usávamos para limpar as máquinas de mineração”, conta Reygadas.

Foram 69 dias vivendo no subterrâneo. Em 13 de outubro de 2010, os mineiros foram trazidos de volta à superfície, um por um, com ajuda da chamada cápsula Fênix – um compartimento metálico de resgate projetado pela Nasa. As cenas foram vistas ao vivo por milhões de pessoas mundo afora.

A Graça age da mesma forma. Eles não podiam dizer: pode deixar que eu mesmo resolvo. Eles foram tirados de lá. Deus os resgatou. 

Jesus Cristo veio para tornar possível a redenção da humanidade. 

  • O DEUS SALVADOR 

O valor de uma vida. O valor de uma vida. 

Filme Diamante de Sangue: Solomon Vandy acha um diamante rosa e o esconde. É preso por isso. Danny Archer fica sabendo e o solta com o intuito de conseguir o diamante. Solomon não guarda o diamante porque queria ficar rico, mas porque foi aprisionado assim como sua família e seu filho Diá foi arregimentado para uma guerrilha. Ele queria recuperar a sua família. Uma pedra valia mais que sua esposa e filhos. 

Milhões de judeus foram mortos na segunda guerra mundial. Suas vidas valiam menos que uma bala de revólver. 

Milhões de negros foram mortos ao serem transportados da África para a Europa e América. Valiam menos que animais. 

Milhões de bebês são mortos todos os anos por aborto, suas vidas valem menos que nada. 

O valor do endemoninhado: Par a sociedade valemos o que temos. Qual roupa usamos. Qual classe social temos. Como somos vistos. O que podemos oferecer. Quantas curtidas, seguidores, quanto valemos? Ele valia menos que nada. 

Para o inferno valia o investimento de pelo menos 2 mil demônios. Uma Legião tinha 6 mil soldados romanos. 

Para Jesus, sua vida valia mais do que o mundo inteiro. Todos já haviam desistido dele, menos Jesus. Aquela viagem foi proposital. Jesus vai a uma terra gentílica, depois de um dia exaustivo de trabalho, depois de uma terrível tempestade, para salvar um homem possesso. Essa é a expressão do infinito amor de Jesus.

  • Jesus Cristo salva os seus discípulos da morte (completa bonança) 
  • Jesus Cristo salva o endemoninhado da condenação (totalmente liberto)
  • Jesus Cristo envia o liberto gadareno para pregar em Decápolis (enviado a pregar)
  • Jesus Cristo salva a mulher enferma (totalmente liberta) 
  • Jesus Cristo salva Jairo e sua filha (redenção completa) 

Conclusão: 

Hilda, uma costariquenha, fora vendida por sua mãe aos quatro anos de idade para o mercado do sexo. Enquanto crianças iam para a escola, Hilda trabalhava em um bordel, faturando as altas taxas que pagam pelas meninas mais novas. Todas as noites ela chorava até dormir, Sua mãe levava todo dinheiro que ganhava. 

Na adolescência engravidou duas vezes. Em ambo momentos seus bebês foram tirados dela e dados à sua mãe: “uma pessoa suja como você não pode criar filhos”. 

Depois disso ela trabalhava ainda mais, cumprindo dois turnos para ganhar dinheiro para ajudar os filhos. Era a única maneira de mostrar o seu amor por eles. 

Viciou-se em álcool, cocaína para sufocar a dor. 

Certo dia, por se recusar a fazer algo bizarro que foi pedido por um cliente, ela apanhou com um taco de beisebol que lhe rachou a cabeça. No hospital ela planejava se matar. Não tinha razão para viver. Quando ali conheceu a Fundação Raabe, que cuidava de prostitutas pregando-lhes o evangelho. 

Uma mulher chamada Mariliana pregou e a ajudou. Ela me abraçou. Deu-me uma cama limpa, com flores no quarto, me prometeu que homem nenhum me machucaria. Aqui você está segura Hilda. Ela me ensinou a ser uma verdadeira mãe, e agora estou aprendendo um ofício a fim de poder viver para a glória de Deus. 

O Deus que veio salvar a Hilda. Que veio salvar o endemoninhado gadareno. Que veio salvar a mim e a você. 

O DEUS SOBERANO 

O DEUS CRIADOR E PROVIDENTE

O DEUS SALVADOR 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: