Salmos 28.2a, 6: Da angústia para a alegria

“Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro… Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu as vozes súplices!” Salmo 28.2a, 6

Temos nesse salmo dois momentos distintos em Davi. Temos, em um primeiro momento (vs. 1-5) uma súplica de um homem que está angustiado diante das circunstâncias ao seu redor. Ele vê a perversidade ao seu redor, ele teme pela sua própria morte, e ele teme que Deus não o ouça. Então ele busca a Deus. 

Davi diz que Yahweh é a sua rocha (tsuwr). Deus é a sua segurança inabalável, mas nesse momento Davi teme que Deus não o ouça, pois o barulho ao seu redor era ensurdecedor. Teme que Deus não o veja pois o ambiente ao seu redor estava totalmente nebuloso. Havia um turbilhão ao redor de Davi e dentro dele, e nesse momento ele levanta sua voz a Yahweh, ergue suas mãos ao santuário para que Deus o socorresse. 

Então tudo muda. Não as circunstâncias ao redor de Davi, não o turbilhão, o barulho ou a nebulosidade que envolvia a situação. O que mudou é que não havia mais um turbilhão, nem barulho e nem nebulosidade dentro dele. A calmaria toma conta do seu ser. Quando percebemos que Deus está no controle e é o dono da história, então a história muda para nós. Agora Davi não tem mais medo, ele sabe que Deus o ouviu (vs. 6). Ele diz: “Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu… nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta”. 

Antes, angustiado, agora, com o coração alegre. O que mudou? Sua confiança está no Deus providente. No Deus que é a sua força, seu escudo, seu refúgio salvador (vs. 7a, 8b). O barulho lá fora, a tempestade, o turbilhão, o nevoeiro são passageiros e não podem atingir a nossa alma, que se alegra no Deus eterno e soberano. Ele tem todo poder e seguros estamos em suas mãos, independente do turbilhão pois ele é a nossa força e nosso escudo em todos os momentos. 

Anúncios

Um comentário em “Salmos 28.2a, 6: Da angústia para a alegria

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: